Como ter uma boa autoestima?
- Daniela Pupo
- 21 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
O que é, afinal, ter uma boa autoestima? Primeiramente, é interessante entender melhor o que é a autoestima em si.
Antes de tudo, a estima pode significar carinho, admiração e respeito por algo ou alguém, entre outros afetos do mesmo gênero. Tendo, também, o significado de uma impressão que algo causa em você. Já “auto” é referente a si próprio ou a si mesmo. Portanto, resumidamente

falando, a autoestima significa a impressão e os afetos que você tem por si mesmo.
Ok, depois dessa explicação mais básica, vamos ao que interessa:
Como ela funciona?
Ela nunca vai ser uma constante. Sempre vai ter períodos de baixa e outros de alta, pois estamos o tempo todo vivenciando situações, conhecendo pessoas e coisas diferentes, aprendendo, mudando de opinião…enfim, estamos sempre em movimento. Mesmo aqueles que são mais resistentes a mudanças, estas estarão presentes de alguma forma e, muitas vezes, influenciarão em como as pessoas se veem e se sentem em relação a elas mesmas. Aí então, entra a particularidade de cada um. O histórico da pessoa, que pode envolver família e criação, vida afetiva/sexual, cuidados com a saúde tanto física como mental, condições econômicas e sociais, coisas pelas quais essa pessoa já passou, sejam conquistas e realizações ou momentos de dor e traumas. Tudo isso, e tudo mais que diz respeito à identidade da pessoa em si, pode regular o quanto essa pessoa é mais ou menos sensível a determinados estímulos, o quanto é mais ou menos racional ao lidar com as situações, qual a probabilidade de ela olhar mais para o que há de negativo, ou até mesmo de usar o que há de positivo de maneira equivocada. O que quero dizer aqui, é que cada autoestima é única, por um motivo óbvio: somos únicos. Não existe ninguém igual a ninguém. Por isso a construção de uma estima por si próprio acontece através do autoconhecimento. Afinal, como construir uma impressão de nós mesmos sem nos conhecermos direito?
Está certo. Mas o que todos normalmente querem saber é:
Como adquirir uma boa autoestima?
Eu digo, na verdade, que é um trabalho constante. Imagine que a sua autoestima é uma casa na qual vai viver o resto da vida. Uma casa que você vai construir. Você constrói, depois faz uma manutenção, faz reformas ao longo do tempo, pode até derrubar paredes e reconstruí-las de maneira diferente, vai pintar de cores diferentes e vai precisar reparar coisas que sofreram algum desgaste.

Como disse, é um trabalho constante. E é um trabalho que envolve aceitação de si mesmo, compreensão das suas habilidades e qualidades, mas compreensão de dificuldades e imperfeições também. E como já disse, tudo isso vem com o autoconhecimento. A psicoterapia é uma ferramenta muito importante para isso.
A partir desse trabalho de autoconsciência (saber quem você é, se aceitar e ter noção de suas virtudes e defeitos), o trabalho é “botar a mão na massa": aprimorar o que já está bom e tentar fazer aqueles “reparos” no que não está tão legal. Mas é importante lembrar: isso tudo tem que partir de você, não é o que o outro acha que está bom ou ruim na gente. O que os outros falam ou pensam pode ser importante em alguns momentos, mas tem que passar por um “filtro” nosso. Pois tendo um bom autoconhecimento, só nós mesmos sabemos o que somos e o que queremos para nós.
Trabalho difícil e contínuo, principalmente com tantas influências e opiniões à nossa volta, mas que vale a pena.
